Como assim especulou o site ''Hits Daily Double'' recentemente, o novo álbum de Christina Aguilera conseguiu ter vendas ainda mais baixas que o seu antecessor, o ''Bionic''. O ''Lotus'', teve apenas 73,408 cópias comercializadas nos Estados Unidos na primeira semana de lançamento, que começou a partir da data de início de comercialização, no último dia 13. E ficou na posição #7 na ''Billboard 200'', a parada dos álbuns mais vendidos dos EUA.
Com isso, a artista não superou sequer o material lançado em 2010 que teve 110 mil unidades vendidas no período de sete dias, e que é considerado um dos maiores fracassos da indústria fonográfica, por baixas vendas e altos índices de pirataria no mercado e no Reino Unido.
Ainda é cedo para determinar qualquer tipo de destino para o projeto que teve 2 anos para ser pensado e produzido, sendo oficialmente lançado pela gravadora RCA. Na divulgação, Aguilera está investindo em performances no programa no qual é jurada, o ''The Voice'', e em premiação como o ''American Music Awards'', realizado no domingo passado que contou Christina cantando as canções.