Site especializado em produção musical afirma que Beyoncé não fez uso de playback durante sua apresentação na posse de Obama

http://edgblogs.s3.amazonaws.com/menteaberta/files/2013/01/Inaugural-Swearing-In_R.jpgO assunto mais falado do momento foi a apresentação da cantora Beyoncé da posse do presidente Barack Obama, que vem causando polêmica  em relação a sua voz.

Muito se questionou sobre o possível uso de ''playback'' na apresentação da ''Diva do R&B'', mas, de acordo com o site especializado em voz e produção musical ''Prodution Active'', a cantora não usou nenhum recurso tecnológico para se apresentar.

De acordo com os especialistas, quatro foram os motivos para realmente Beyoncé estar utilizando sua voz. O primeiro deles, seria início da performance, pois o microfone da cantora estava em um volume baixo, porém logo foi corrigido pela equipe, algo que não ocorreria em casos de gravação.
“Em 1:22, ela inclina um pouco a cabeça e o som fica mais grave. É o efeito acústico de proximidade. Em determinando momento, ela tira o ponto no ouvido, algo que foi usado como argumento para “provar” a dublagem. Acreditamos que ela retirou o fone para ouvir melhor sua própria voz. Se ela estivesse ouvindo o playback é bem provável que a versão gravada a distraísse”.
Para os críticos as provas são conclusivas de que Beyoncé não usou áudio pré-gravado em sua apresentação, sendo assim, tirem suas próprias conclusões.