ESPECIAL: 54 anos de "Billboard Hot 100"!


A HISTÓRIA:
Exatamente hoje, a 'Billboard Hot 100' completa 54 anos (4 de agosto de 1958). E para comemorar o aniversário de um dos 'charts' mais importantes do mundo, reunimos aqui uma lista dos fatos, histórias e recordes do tão almejado e desejado #1 (e as outras 99 posições) no ranking de singles mais vendidos dos Estados Unidos.

A 'Hot 100' foi criada para estabelecer uma hierarquia entre a vendagem musical dos artistas do momento em terras americanas. Foi proposta pela 'Billboard' ainda na década de 50 como ponto de informação, trabalho e credibilidade a todos que acompanhavam e acompanham a lista, que a princípio era distribuída em publicação impressa semanal, já que obviamente neste tempo não existia meios de comunicação digital como a internet.

Antes da geniosa idéia, era meio complicado estabelecer uma organização entre a contagem de comercialização de faixas de trabalho. Havia três gráficos que faziam a seleção final para divulgação ao público dentre os diversos meios para a adesão das canções, e são eles:

Mais Vendidos em Lojas - ranking dos singles mais vendidos em lojas de varejo, como relatado pelos comerciantes pesquisados ​​em todo o país (20 a 50 posições).

Mais ouvidos em Jockeys - ranking das músicas mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos, conforme relatado por DJs de rádio e estações de rádio (20 a 25 posições).

Mais executados Em Jukeboxes - as músicas mais tocadas nas jukeboxes nos Estados Unidos (20 posições). Este foi um dos principais mercados a medir a popularidade música com a nova geração de ouvintes de música, como muitas estações de rádio resistiram adicionar 'Rock N' Roll' aos seus playlists por muitos anos.

E de acordo com a globalização e o avanço tecnológico, o critério de avaliação foi mudando até chegar na 'Rede Mundial de Computadores', onde todos podem conferir em tempo real e em qualquer hora.

O CHART EM SI:
 
A primeira música a estar no topo da parada foi "Poor Little Fool" de Ricky Nelson, sucesso da época e a partir daí vários outros artistas se consagraram e fizeram da mesma um dos objetivos de quem quer fazer sucesso e ter reconhecimento no mercado fonográfico.

Lista dos artistas que obtiveram mais #1 na 'Billboard Hot 100':

Lendas da música como Madonna, The Beatles, e Michael Jackson por exemplo, já dividem 'espaço' com a nova geração da música pop, sendo que a partir do download digital uma inovação que mudou por completo o conceito, a acessibilidade ficou muito maior para estas promessas entrarem na lista abaixo e conseguirem seu espaço.



CURIOSIDADES:
Mariah Carey é a recordista de maior tempo em primeiro no chart com "One Sweet Day" lançada na década de 90, que além disso conta com a participação do grupo Boyz II Men.
• Já a permanência dentre as 100 'melhores' está o grupo 'LFMAO' com a viciante 'Party Rock Anthem', que conseguiu ficar sem sair da lista, subindo e descendo por 67 semanas.
Lady Gaga também obteve um grande êxito. Por conhecidência, 'Born This Way' foi o 1000° som a chegar ao lugar mais alto de toda a história em 2011.
• "3" de Britney Spears e o primeiro single de uma coletanêa a debutar em #1 na história do chart.
Katy Perry e Michael Jackson são os recordistas de maior número de faixas consecutivas de um único álbum a alcançar o lugar tão cobiçado (5 vezes para os dois com os discos 'Teenage Dream' e 'Bad' respectivamente).
Madonna é a popstar que mais teve canções no top 10, cerca de 38 hits conhecidos por quase todos.
• A mulher mais velha a ter um de seus trabalhos em #1 é Cher que na época estava com 52 anos.

Depois de ler um pedaço da história da 'Billboard Hot 100', preparamos uma playlist especial com os artistas recordistas nesta parada que ainda tem muito o que contar! clique aqui e ouça.

0 comentários:

Postar um comentário