'Billboard' elege os 25 maiores momentos gays da música


Hoje em dia, um dos assuntos mais comentados na mídia é a crescente batalha pela igualdade, onde o casamento igualitário, a criminalização da homofobia e outros assuntos vem sendo debatidos fortemente em diversos países, e a música sempre esteve presente nessa luta contra a desigualdade.



Vendo essa maior abertura para se debater sobre esse assunto, muitos artistas aderem a um dos lados e encontram formas de lutar pela ideia defendida, seja lançando músicas de auto-aceitação, clipes também abordando o tema, ou até mesmo discursos.

Agora, a revista americana 'Billboard' divulgou uma lista contendo os 25 momentos mais gays da música, citando momentos marcantes como Frank Ocean e Ricky Martin se assumindo homossexuais, o casal gay do seriado 'Glee', e famosos que apoiam a causa.

No ano passado, o cantor de R&B Frank Ocean publicou uma nota em uma rede social informando que ele era homossexual. A notícia correu o mundo, e logo depois saiu o disco 'Channel Orange', que em faixas romanticas como ''Forrest Gump'' e "Bad Religion" o astro usa o pronome 'ele' para citar a pessoa amada.

Quem também usou da arte para se assumir foi Ricky Martin, que através de seu livro 'Me' em 2010 contou que era um 'homem homossexual afortunado', e hoje está com seu companheiro Carlos Gonzales, criando seus dois filhos gêmeos.


Outro cantor que se assumiu homossexual foi Rob Halfor, vocalista da banda de rock Judas Priest, em 1998 durante uma entrevista da MTV. Por estar em um meio amplamente machista, a declaração gerou polêmica na época, e Rob contou:
"Eu sou um homem gay por toda a minha vida. Só foi recentemente que eu fiquei confortável o bastante para falar sobre esse assunto... Este é o momento para discutir o assunto. Muita homofobia ainda existe no mundo da música, em todos os tipos de música... Mas isso é algo que temos de enfrentar em nossas próprias vidas. Se você quiser ir através de sua coleção de discos do Priest, você ficará surpreso com quantas insinuações e quantas metáforas são usadas. Essa foi a minha maneira de começar minha mensagem para dizer às pessoas não se preocuparem em explorar isso."

Quem também aparece na lista são os amigos Jay-Z e Barack Obama. Após o presidente dos Estados Unidos demonstrar seu apoio ao casamento igualitário, o rapper concedeu uma entrevista à CNN, declarando seu apoio à causa.
Eu sempre pensei que isso era o que estava atrasando o país. O que as pessoas fazem em suas próprias casas é problema delas e você pode escolher amar quem você quiser. Isso não é diferente de discriminação contra os negros. É discriminação pura e simples.'', disse Jay.

O casal Kurt e Blaine da série 'Glee' gerou polêmica por abordar o assunto no horário nobre da TV americana, e falar para um público muito mais jovem. O resultado foi bom, as pessoas aceitaram o casal, e a faixa ''Teenage Dream'', performada pelo personagem Blaine para Kurt em um episódio do programa, é a mais vendida na semana de estreia entre todas as outras canções cantadas pelo elenco do show.


O grupo fun. também entrou pra história da causa LGBT após apoiar a igualdade e lançar uma campanha para arrecadar fundos para as causas gays, doando 1 dólar de cada ingresso vendido para a 'The Ally Coalition'.


E quando se fala em apoio aos gays, o nome de Lady Gaga é um dos mais fortes atualmente. Além de discursos e declarações onde afirma apoiar a causa, em 2010 ela compareceu ao 'Video Music Awards' acompanhada por soldados das forças armadas dos Estados Unidos, homossexuais, e que haviam sofrido com a lei 'Don't Ask, Don't Tell', que não permite que os soldados assumam sua homossexualidade. Após isso, Gaga iniciou uma campanha para que os senadores de Nova York assinassem a lei que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo. Tudo isso sem citar o single ''Born This Way'', que além de muita polêmica, é um hino pela auto-aceitação.


Para ver os outros momentos, que incluem ''Same Love'' de Macklemore & Ryan Lewis que também luta pelo casamento igualitário, o casamento de Elton John e seu companheiro David Furnis, e a veterana na luta Madonna, entre outros momentos, confira no site da Billboard.